Coisas para Ver e Fazer no Alentejo

Neste “site” já se tem falado dos principais pontos de interesse turístico do Alentejo, mas esta região é tão extensa e diversificada que há sempre espaço para mais novidades. Descubra mais um conjunto de coisas para ver e fazer no Alentejo:

Parque Natural do Vale do Guadiana

O extenso parque em torno do rio Guadiana abriga diversas espécies protegidas, como a águia dalentejo-298873_960_720e Bonelli, o bufo-real ou a águia real, isto só para mencionar espécies de interesse para a prática do “birdwatching”. Nos rios, os especialistas encontram o sapo-parteiro-ibérico, o saramugo ou a boga do Guadiana. Se encontrar um trevo-de-quatro-folhas-peludo, não o colha, pois é uma espécie ameaçada de extinção. Serpa e Mértola são os principais centros urbanos.

Anta Grande do Zambujeiro

O Alentejo possui diversos “parques” arqueológicos, que refletem a antiquíssima presença humana. A região em torno de Évora é das mais ricas; dizem os historiadores que tal poderá estar relacionado com o facto de a zona se situar no cruzamento de diferentes bacias hidrográficas. A Anta Grande do Zambujeiro, cerca de 13 km a sudoeste de Évora, é o maior dólmen da Europa. Os visitantes perguntam-se como é que, cerca de 4 milénios antes de Cristo (bem antes das pirâmides do Egito), os habitantes conseguiram erguer este gigantesco monumento, com pedras com cerca de 7 metros de altura, formando um corredor com 12 metros.

Praia do Malhão

As praias alentejanas “colecionam-se” como pequenos tesouros. Vila Nova de Milfontes é tranquila e sossegada e cerca de 6 km a norte encontra a praia do Malhão, sem qualquer construção, mas com infraestruturas de estacionamento e acessos pedonais. Os adeptos da natureza selvagem – mesmo os que utilizam o automóvel e agradecem a requalificação – acreditam que pouco ou nada mais será ali construído.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas

Por vezes, os turistas não esperam encontrar manifestações culturais “avant-garde” ou mais atuais fora dos grandes centros urbanos, mas é isso mesmo que poderão encontrar neste museu, na cidade raiana. As obras incluem os trabalhos de Ana Pinto e Rui Patacho, entre outros artistas.

Leave a Reply