O litoral alentejano é uma ótima região para férias em família, com crianças. Veja algumas das opções aqui existentes.

Surf

Conforme já referido noutro artigo deste site, a costa alentejana encontra-se recheada de academias e escolas de surf, ao longo de toda a costa e entrando já pela costa vicentina, tecnicamente pertencente ao Algarve. Se as crianças já demonstraram vontade de aprender a dominar as ondas, as férias são a ocasião ideal para fazê-lo, e os pais poderão aprender também, ou então desfrutar da tranquilidade que as praias alentejanas proporcionam.

Caiaque/canoagemcanoe-918969_960_720

O litoral alentejano é mesmo uma região diversificada, ainda que não pareça ou não seja conhecida enquanto tal. O estuário do rio Mira é um lençol de água relativamente largo, mas bem protegido das correntes marítimas, logo ideal para a prática de canoagem em caiaque. Por isso, em Vila Nova de Milfontes já existe uma empresa dedicada a ensinar aos veraneantes as principais técnicas deste desporto; quem sabe se não se descobrirá aqui o próximo Fernando Pimenta!

Caminhadas

Curiosamente, a atividade familiar mais simples que há – a caminhada – é adequada quando as crianças estão mais perto da adolescência, pois antes disso não serão capazes de acompanhá-lo. Entre Santiago do Cacém e a ponta de S. Vicente foi criada a Rota Vicentina, com vários trilhos perfazendo um total de 350 quilómetros. Para os “caminheiros” mais “hardcore”, a região funciona como uma verdadeira “rota de peregrinação”, com a possibilidade de pernoitar em diferentes estabelecimentos de turismo rural ao longo do percurso. Contacte a Associação Casas Brancas.

Praia

A costa alentejana tem boas praias para o surf, mas numa extensão tão grande não faltam também praias devidamente abrigadas das ondas mais fortes, ideais para os mais pequeninos. Além da praia da Franquia, a praia fluvial de Vila Nova de Milfontes (com os praticantes de canoagem lá ao fundo), também a vizinha praia do Farol, do lado do mar, se encontra protegida das vagas mais fortes. Mais ao norte, a Lagoa de Santo André também convida os miúdos a chapinhar à vontade.