O Festival Sudoeste

Ao pensar no Alentejo, a tendência é imaginar uma vida pacata, paisagens a perder de vista, sossego, talvez umas praias com recantos escondidos – e é assim uma surpresa para muitos descobrir que no Alentejo, mais precisamente perto da conhecida praia da Zambujeira do Mar, se realiza todos os anos um dos maiores festivais de verão em Portugal.

Desde 1997 que é promovido na Herdade da Casa Branca, em São Teotónio (no concelho de Odemira e muito próximo da praia da Zambujeira do Mar) o festival de música Sudoeste. Este festival tem lugar no mês de agosto e, a caminho da 20.ª edição, leva bem para cima de um milhão de visitantes.

Zambujeira do MarAo longo dos anos, muitos foram os artistas de renome que se deslocaram até à Zambujeira do Mar e que deram cada vez maior visibilidade internacional ao evento. Este conta sempre com a participação de cantores de topo, como foi o caso da saudosa artista britânica Amy Winehouse, na edição de 2011.

Este ano, na comemoração dos vinte anos do festival, há já um cartaz de fazer crescer água na boca dos mais aficionados. Cabeça de cartaz é sem dúvida a banda britânica Jamiroquai, que parece regressar a terras alentejanas em ciclos de 7 anos, após presenças em 2003 e 2010.
A sua atuação está marcada para o último dia d
o festival e é certo que os seus fãs encherão o recinto para assistir ao concerto.

O Sudoeste decorrerá entre os dias 1 e 5 de agosto, encontrando-se a zona de campismo aberta a partir de 29 de julho.

Existem diversas opções de alojamento, mas, para uma verdadeira experiência de festival de verão, o campismo na Herdade da Casa Branca é o mais recomendado. Os visitantes que escolherem esta opção poderão mesmo tomar banho no canal da herdade, sob a supervisão de nadadores-salvadores certificados.