O Melhor Turismo Rural do Alentejo

Sendo a ruralidade a “marca de água” do Alentejo, os melhores estabelecimentos de turismo rural pululam por toda a região. Veja aqui algumas sugestões:

Imani House

Na Quinta de Montemuro, em Guadalupe, a dois passos de Évora, encontra-se um estabelecimento com 5 suites e 2 quartos, baseado na recuperação de antigas instalações dedicadas à exploração agrícola. Provas de vinhos, “birdwatching” e visitas ao rico património arqueológico pré-histórico da região encontram-se entre as principais atividades. Curiosidade: trata-se de uma iniciativa de José Pedro Vasconcelos, o conhecido apresentador televisivo.

Monte do Ramalho

Ervedal é uma freguesia do concelho de Avis, que fascinará todos os que procuram um retiro realmente afastado dos grandes centros urbanos. O Monte do Ramalh1280px-Alentejo_September_2013-1o disponibiliza uma sala de jogos, piscina e convida os visitantes a fazer longos passeios de bicicleta ou canoagem na barragem do Maranhão. A barragem é pouco conhecida, mas graças a ela Avis tem o seu próprio Clube Náutico.

Herdade dos Grous

Aqui entramos no enoturismo, especialidade desta quinta situada próximo de Beja. Os visitantes deleitam-se com as provas de vinhos, experimentam os passeios a cavalo e circulam ao longo dos 98 hectares da propriedade. Já pensou em vir passar uns dias de inverno ao Alentejo? Saiba que todos os quartos têm lareira, ideal para acompanhar a degustação de um vinho e longas noites de boa conversa.

Cerca do Sul

No Cabeço de Arvéola, em S. Teotónio, nasceu um estabelecimento vocacionado para atender os caminhantes da Rota Vicentina, que percorre o litoral alentejano e algarvio, entre Santiago do Cacém e Sagres. Não obstante, qualquer um é bem-vindo, seja para dar um salto às praias mais próximas, experimentar o “surf”, a canoagem (em parceria com empresas locais) e até passeios de burro. A Cerca do Sul integra a Associação Casas Brancas.

Quinta do Barrieiro

Esta “guest house” distingue-se das restantes, por estar situada, não na planície, mas na serra de S. Mamede, a mais de 700 metros de altitude e muito próximo de Marvão. Os visitantes poderão desfrutar da tranquilidade da região, fazer passeios a pé ou de bicicleta e também aproveitar a piscina exclusiva.

Leave a Reply